Como você tem nutrido seus sentidos?
Os sentidos nos conectam ao momento presente. Experimentar notar o que nutre os sentidos, pode nos ajudar a estarmos atentos ao aqui e agora.
O que atrai seus olhos?
Os olhos são como uma antena que captam os sinais e disparam diversos estímulos. Você sabia que explorar as cores e formas dos alimentos, arrumar a mesa, preparar um prato bonito são maneiras de nutrir a fome dos olhos?
Quando estamos atentos ao que nutre os olhos podemos escolher o que traz alegria e bem-estar, além de presenciar o momento.
E o nariz?
Adoro sentir o cheirinho do café passando, do bolo saindo do forno, da pipoca no cinema, do almoço ficando pronto.... Já me animo toda por aqui!
Os aromas dão um tempero especial à comida. Ressaltam o sabor!!
Experimente sentir os diversos aromas presentes.
Saber dessa influência do olfato nas nossas escolhas é muito bom para estarmos conscientes de como responder a tantos estímulos.
Quais cheiros te atraem?
O tato!
Outro dia estava preparando um ovo mexido com a ajuda da minha filha Alice. Lembro que quando ela viu o ovo no potinho, ainda cru, não teve dúvida e colocou as mãozinhas para tocá-lo e sentir a experiência.
Por um momento me veio a repulsa de colocar as mãos no ovo cru e logo percebi que era algo da Luiza. É tão simples lavar as mãos depois.
Conhecer a textura do alimento antes de cozinhar faz parte desse comer mais atento e consciente.
Explorar com as mãos os alimentos pode ser algo transformador!
Como é para você comer com as mãos?
Que tal experimentar comer algo novo com as mãos?
E o ouvido, como você nutre?
Adoro ouvir (e ver) programas de receita, conversar com as amigas sobre restaurantes e brindar "tim-tim" com minha filha Alice.
Os sons estão mais presentes do que imaginamos ao comer.
Sou daquelas que tem que ter algo crocante, farofa aqui em casa não falta!
Percebo como procuro alimentos que posso escutar o "crec-crec".
Como é para você perceber os sons da comida?
"A boca quer participar da festa!"
Adoro essa frase da Jan Chozen Bays que representa como estar atento ao que comemos é participar dessa festa, saborear a comida e desfrutar da alegria de comer!
Nutrimos a boca com a presença ao comer, só assim ela se satisfaz.
Se a atenção está divagando pelos pensamentos, emoções ou nas mil e uma distrações eletrônicas que temos nem iremos notar o que comemos, e isso pode levar a buscar mais comida. A boca quer sentir o prazer de comer!
Quem já comeu na frente da TV, computador ou vendo um filme e quando menos esperava o pacotinho já estava vazio?
Te convido a experimentar esse tempero: presença.
Me conta como foi experimentar comer e notar os sabores na sua boca e todos os seus sentidos.
#mindfuleating #mindfulness #luizacamargo #comercomatencaoplena #comerintuitivo #atencaoplena #nutricao #nutrindoosolhos
Comentarios