• Luiza Camargo Mendes

Como inserir a prática de meditação no dia a dia?




"A meditação é como uma lente de aumento. Ela expande e clareia as qualidades que já estão presentes." Tarchin Hearn

1. Encontre um horário bom para você - uma forma de começar é incluir na rotina do dia. Experimentar os horários que se encaixam melhor também ajuda, como logo pela manhã, a noite, no intervalo durante o dia.

2. Escolha um local para sua prática - quando temos um local para meditar, o corpo já entende quando chega aquele momento e já começa a se preparar.

3. Mexa o corpo - antes de dar início a meditação, você pode fazer uma transição com um alongamento breve, mexendo o corpo gentilmente e deixando desperto para sua prática.

4. Postura - encontre conforto na postura. As quatro principais são: sentada, deitada, andando e em movimento. Escolha a que te favoreça manter desperta para a prática.

Na sentada, deixe a coluna ereta e relaxada. Pode ser na cadeira com os pés apoiados no chão ou no chão com as pernas cruzadas. O mais importante é ter conforto.


Cada pessoa vivencia a prática de uma forma e tem sua própria colheita. As sementes de uma vida com consciência plena podem ser cultivadas, crescer e dar frutos.


Os benefícios de cultivar a Atenção Plena - Mindfulness - podem ir além dessa lista e cada um vivencia da sua forma.

Conexão Estar conectado e sintonizado com o corpo e a mente. Nos abrimos para perceber as experiências surgindo a cada momento.

Clareza Notar com mais transparência as experiências, estas podem ser agradáveis, neutras ou desagradáveis. Reconhecer que algumas dificuldades podem surgir a partir de reações, e essas podemos cuidar.

Escolha A atenção plena nos encoraja a escolher, ter autonomia e responsabilidade pelas ações. A responder com sabedoria, ao invés de ficar preso aos condicionamentos.

Autoconhecimento Nos conhecer e familiarizar com as experiências, hábitos e condicionamentos para transformá-los.

Autocompaixão Cuidar de si com gentileza e bondade. Notar a autocrítica e seu efeito sobre pensamentos e sensações. Reconhecer que é possível lidar de forma mais gentil e acolhedora.


Colheita do livro Viver Agora da Sarah Silverton

3 visualizações0 comentário