top of page
  • Foto do escritorLuiza Camargo Mendes

Mentalidade de Dieta



A mentalidade de dieta faz parte da nossa cultura e “fala” mais alto do que imaginamos.


Mesmo que você não tenha o costume de fazer dietas, temos algumas crenças que nos invade pela cultura, família, propagandas, mídia, hábitos e padrões que vamos desenvolvendo ao longo da vida.


A indústria das dietas contribui e muito por disseminar mensagens, basta dar uma volta nas livrarias, mercados ou nas redes sociais para ler as mil regras de dietas que nos cercam.


Aqui seguem alguns exemplos que criamos:


Trabalhei muito hoje, “mereço” um chocolate. Só de ver esse bolo já engordo – “não posso” comer isso. Só eu não consigo seguir uma dieta? Categorizar a comida como “boa” ou “ruim”. Ter uma lista infinita de alimentos proibidos - “não devo” me aproximar disso. Me sinto culpada por comer algo fora da “dieta”. ...


Conhecer essa “mentalidade de dieta” e o que passa pela nossa cabeça nos ajuda muito a entender nossos padrões. Ao reconhecê-los podemos colocar luz neles e buscar uma mudança.


Quando clareamos como nos relacionamos com a comida e estamos atentas é algo libertador. Nos permite escolher como responder e sair do modo piloto automático e da ditadura das dietas.


Resgatar essa autonomia para o comer com consciência plena, baseado na sabedoria do corpo é um dos grandes aprendizados e que você leva para a sua vida. São as sementes do mindful eating que reverberam na sua vida.


Quais são os pensamentos de mentalidade de dieta que você tem?



89 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page