top of page
  • Luiza Camargo

Ser mãe...


Hoje acordei com vontade de compartilhar algumas experiências neste momento de maternidade que estou vivendo. Quantos desafios e mudanças que ocorrem de um dia para o outro!


Uma das coisas que mais gostei nesta primeira fase foi o apoio que recebi da família, vovós, marido e amigas, me senti acolhida e com uma rede em que podia contar, conversar, desabafar, chorar, rir, tirar dúvidas, dividir anseios, medos e alegrias.

Também aprendi a pedir ajuda e entender o meu limite físico e emocional. Isso será algo para aprender durante toda a vida, mas foi fundamental nesse momento perceber que não estava bem e buscar o auxílio necessário.

É um momento que temos muitas alterações hormonais, o choro vem fácil, o cansaço é grande, tem muita novidade e alegria. É intenso!!! Também tem o lado monótono e de repetição: amamentar, trocar fralda, colocar para dormir e fazer recreação infantil.

Descobri um lado cantora, palhaça, animadora e os inúmeros barulhos que a boca e as mãos podem fazer.

Colocar meus aprendizados de mindfulness foi essencial em diversos momentos, como notar as sensações corporais, o cansaço físico e emocional, perceber os mais variados pensamentos e saber que são apenas criações da mente e não o real que estava acontecendo. E também respirar e acolher a pequena quando estava chorando, percebi que quando me acalmava, isso a ajudava se acalmar também. Algumas vezes falei para ela: “a mamãe não sabe o que você tem, me ajuda a descobrir para te ajudar...”

Muitas me falavam que essa primeira fase era puxada e realmente está sendo! Dormir picado, saber lidar com o cansaço e tirar a soneca quando é possível e não quando queremos.

Ela está com quatro meses e é delicioso acompanhar seu crescimento e desenvolvimento. Ela descobrindo as mãozinhas e depois os pezinhos, colocar na boca e se lambuzar com eles. Também estou aprendendo um monte de coisas, afinal é minha primeira vez que sou mãe e estou diante de um ser novo todos os dias. Adorando curtir com essa mente de principiante, agora como mãe.

33 visualizações0 comentário
bottom of page