• Luiza Camargo

Como o mindfulness pode nos ajudar no dia a dia?


Mindfulness pode ser traduzido como atenção plena, estar plenamente consciente ou estar ciente.

É uma habilidade que todos temos dentro de nós, de estar atento ao momento presente. Muitas vezes, precisamos desenvolver e resgatar essa capacidade, principalmente nos dias de hoje em que temos muitas opções de distrações como o celular, tablets, rede sociais, internet, TV, rádio, ruídos do ambiente da cidade, dentre muitos outros.

Dar uma pausa nesses estímulos e voltar a atenção para si, para dentro de você e em seu corpo, é o treino de mindfulness.

O princípio básico de mindfulness é levar a atenção da mente para sua respiração, estando ciente do ar entrando e saindo de seu corpo, notando as sensações de apenas respirar no momento.

Respiração, corpo e mente

é tudo o que se precisa para a prática de mindfulness.

Em um mundo agitado e com excesso de estímulos, fazer pequenos intervalos ao longo do dia pode ser renovador. Traz uma abertura para levar a atenção para si, quebrando o ciclo do famoso piloto automático, em que nem notamos o que estamos fazendo, comendo, falando ou para onde estamos indo, chegando ao final do dia sem nem notar o que aconteceu.

Mindfulness é para ser experienciado e explorado por cada um, você deve sentir os seus benefícios de levar essa prática para sua vida, inserindo, desenvolvendo e integrando as habilidades a cada dia e com pequenos passos por vez.

“Mindfulness é a consciência que surge quando prestamos atenção, com propósito, no momento presente e sem julgamentos” Jon Kabat-Zinn.

Muitos estudos comprovam os benefícios do desenvolvimento desta prática ao ser integrada à sua vida, Jim Hopper lista alguns:

- Mais compreensão das experiências vividas, estando ciente e com maior clareza do que ocorre em nossa mente.

- Mais atenção e menos distração, aumentando a manutenção do foco.

- Mais alegria na vida, por estar ciente dos momentos agradáveis, que antes nem notava por estar com o pensamento no passado ou no futuro.

- Melhor integração mente-corpo, pois muitos de nós vivemos apenas em nossas cabeças e esquecemos do corpo, ignorando seus sinais. Mindfulness nos ajuda a estar ciente do corpo e da mente.

Vamos começar a praticar logo que acordamos?

Ainda na cama, ao acordar, faça três respirações conscientes, notando o ar entrando e saindo de seu corpo, apenas sentindo as sensações que essas respirações lhe proporcionam.

Thich Nhat Hanh, em seu livro "Silêncio – O poder da quietude num mundo barulhento", sugere dizer essa frase mentalmente ao respirar:

“Ao acordar essa manhã, vou sorrir. Vinte e quatro horas novinhas em folha estão esperando por mim. Eu prometo vivê-las intensamente e aprender a olhar tudo o que me rodeia com os olhos da compaixão.”

Experimente inserir no seu dia a dia essa prática e estar ciente de sua respiração.

Boa prática!

Acompanhe nossa agenda com os próximos programas e eventos! Clique Aqui

#mindfulness

19 visualizações

Siga Luiza Camargo Mendes:

  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Social Icon