top of page
  • Luiza Camargo

Já ouviu falar que a boca tem fome?


A boca tem, e muita, fome! Ela tem fome de sensações, do paladar e prazer em comer.

É muito pessoal como cada um perceberá essas sensações, isso também está vinculado aos fatores culturais, tradições familiares, hábitos diários, como conhecemos e acostumamos com os diversos sabores, e também em parte por fatores genéticos.

Um exemplo de um fator genético é a aceitação para a erva coentro. A grande maioria aceita essa erva sem problemas, mas 10% da população detesta. E também uma preferência por comidas apimentadas ou mais azedas.

Além disso, as experiências de cada um com o alimento, que podem ter sido agradáveis ou desagradáveis. Podemos associar uma situação que ocorreu com um alimento consumido, e “vetar” aquele sabor ou alimento.

O prazer na fome da boca acontece quando estamos presentes e experimentando o alimento, notando o sabor e também a textura, a forma, os aromas, o contato com a língua, a temperatura…

A boca não se satisfaz apenas com a comida dentro dela, mastigar e engolir. Para obter o prazer e satisfação, a mente deve estar presente e participando do que ocorre na boca e notando quais são as sensações daquele alimento. Caso contrário, a boca sempre pedirá por mais e acabará por repetir ou comer sem nem perceber.

Se nos distraímos com o celular, mídias sociais, TV ou outra atividade, você vai comer e nem se dará conta do que comeu. Já experimentou comer pipoca no cinema? No começo você até sente o gosto salgadinho, mas quando está envolvido com o filme nem percebe que está comendo e só nota que acabou quando não tem mais no pacote.

Em uma refeição, se estamos distraídos respondendo mensagens, a boca continuará com fome, querendo mais comida e você pode repetir sem perceber. Você não estava presente no momento da refeição e isso faz com que coma mais, sem realmente querer.

Um outro ponto é ter mais atenção com a mastigação. A digestão inicia na boca e se trituramos bem o alimento, isso facilitará o trabalho do estômago, diminuindo os incômodos que podem causar ou a sensação de peso.

Ao começar a praticar a Alimentação Consciente (Mindful Eating) e trazer mais atenção ao que está comendo, você sentirá mais prazer com os alimentos e desfrutará deste momento

Vamos praticar?

Repouse os talheres!

Pode introduzir nas refeições o repouso dos talheres, isso auxiliará a desacelerar e levar a atenção à boca enquanto estiver mastigando. Você aproveita esse momento para só estar presente na boca, ao terminar de engolir, pegue novamente os talheres e prepare a próxima garfada, com isso estará no momento presente. Também pode fazer com um sanduíche ou uma fruta que come com a mão, praticando uma mordida por vez!

Bom apetite!

Referência: BAYS, J. C. Mindful Eating. Shambhala, 2009.

Texto publicado no Eu Sem Fronteiras:

https://www.eusemfronteiras.com.br/ja-ouviu-falar-que-a-boca-tem-fome/

62 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page