top of page
  • Luiza Camargo

Vamos praticar Mindful Eating nas celebrações de fim de ano?


Final de ano chegou e junto várias comemorações e festas! Neste momento o que não irá faltar são deliciosas comidas para celebrar com a família e os amigos.

E que tal aproveitar as festas com práticas de Mindful Eating?

Sim!

O Mindful Eating, alimentação consciente, nos ajuda a estar ciente do que estamos comendo, percebendo o corpo, suas sensações físicas, os sentimentos e pensamentos que estão envolvidos no ato de comer.

Separei algumas práticas para colocarmos em prática e usufruir deste momento de celebração.

- Note como estão as sensações de fome e quanto de fome está percebendo em seu corpo.

- Observe as preparações que estão servidas antes de escolher, perceba quais lhe apetecem mais e comece a fazer seu prato.

- Sente e faça algumas respirações para se conectar com o corpo e com o momento de saborear sua comida.

- Observe as cores, formas, texturas, aromas do que escolheu comer.

- Saboreie cada pedaço, percebendo os sabores, os temperos, a mudança da textura e da forma. Esteja presente em sua boca!

- No meio da refeição, note como fica seu estômago e decida o quanto mais irá comer, sabendo que lhe aguarda a sobremesa.

- Pratique “uma garfada por vez” – ao comer uma garfada, deixe os talheres repousados sobre a mesa, saboreie a comida e só depois de engolir, recomece a próxima garfada.

- No final também note como ficou seu estômago e suas sensações.

“Quando mastigamos com consciência, não somos apenas nutridos pelos alimentos, mas também por nossa prática de mente atenta, paz e felicidade. Ao mastigarmos, respiramos, desfrutamos de nossa respiração e também de nossa habilidade para comer e

retirar nutrientes do que comemos.”

Thich Nhat Hanh

O Mindful Eating nos auxilia a sair do piloto automático e criar novas possibilidades, estando ciente de cada momento da refeição, respeitando seu corpo e suas necessidades ao comer.

Boa prática!

39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page