top of page
  • Luiza Camargo

Quer deixar a vida mais leve?


Morando nas grandes cidades é o que mais buscamos. Temos estímulos de todos os lados e a todo momento. Dar um tempo para recarregar a bateria é essencial. Cada um pode encontrar uma forma de se energizar.

Vamos falar aqui sobre o mindfulness, ou atenção plena, estar ciente, plenamente consciente...

Inúmeras pesquisas estão sendo feitas para comprovar os benefícios de mindfulness, o que é excelente e reforça essa prática. No entanto, o mais importante é você experimentar esses benefícios na sua vida.

Vamos ver alguns benefícios de mindfulness:

Poupador de energia!

Quando incorporamos a atenção plena ao que estamos fazendo no momento, diminuímos os pensamentos que nos dispersam - passado, futuro ou fantasias - o que nos permite ser mais sábio e hábil na execução de uma atividade. É a habilidade de focar, e também de estar ciente da respiração, do corpo e da mente, ou seja, o que está ocorrendo internamente.

Os pensamentos não são ruins, rever algo do passado para ajustar, planejar o futuro, fantasiar para criar algo novo - são excelentes! O que gasta nossa energia é ficar ruminando, isto é repetindo mentalmente, como por exemplo aquela conversa longa que terá com o chefe ou sobre a apresentação de resultados, dentre outros.

Fortalece a mente!

É o treinamento da mente para ser leve, eficaz, flexível e concentrada no que queremos focar. Assim, como treinamos para tocar um instrumento, para falar inglês ou fazer um esporte. Mindfulness treina a mente.

É uma ferramenta poderosa para ampliar as possibilidades, ter insights, ser criativo e compassivo. Nos auxilia a ficar conscientes dos hábitos, padrões reativos, diminuir a fuga dos problemas, pois conseguimos olhar de frente, e com isso permitir que as mudanças aconteçam.

Acalma a ansiedade!

A essência de mindfulness é estar consciente do momento presente.

Quando redirecionamos a energia gasta com os pensamentos para a função de estar ciente, isso auxilia na diminuição da ansiedade, que é estimulada pelo excesso de pensamentos do passado e futuro.

Trazer atenção as pequenas atividades do dia, estar presente e viver a vida de maneira consciente.


Antes de pensar no fim, percorra o caminho para alcançar o que deseja. A regularidade e o compromisso com as práticas são fundamentais para colher os frutos. A trajetória pode ser muito divertida, ao abrir a mente curiosa para o que aparecer, sem julgar e deixar-se embarcar nessa deliciosa experiência de praticar mindfulness.

Que tal inserir em uma atividade do seu dia a dia?

Quando o seu telefone tocar ou dar um alerta, antes de checar faça três respirações conscientes, percebendo o ar entrando e saindo, só depois atenda ou cheque sua mensagem.

Referência:

Jan Chozen Bays. Mindfulness on the go. Shambhala, 2014.

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page