top of page
  • Foto do escritorLuiza Camargo Mendes

Como a prática de mindfulness pode me ajudar a reduzir a ansiedade?


Escrevo esse texto inspirada na live que Natalia Torchio me convidou sobre: Como Lidar com a Ansiedade no Momento Presente?

Foi muito interessante que ao planejar o que falar pude notar como estava o estado ansioso que vivenciava. Aproveitei também para ler mais sobre o tema. Foi proveitoso e compartilho com vocês.

Você já notou em que momento surge a ansiedade no seu dia?

Alguns podem dizer: “ao abrir o olho”, “ouvir o despertador tocar”, “ouvir ou ler as notícias”, “mexer no celular”, “olhar a agenda”...

Eu noto como ao mexer no celular me traz um estado mais ansioso, e procuro usá-lo após o café da manhã, assim tenho um tempinho a mais.

Notar como iniciamos o estado ansioso nos ajuda a lidar com ele. Pode ser extremamente sutil esse surgimento, e em sua grande parte está associado aos pensamentos, ligados ao passado ou no futuro. Os pensamentos podem aumentar e muito o estado ansioso! Notar seus padrões pode lhe ajudar a detectar.

“Quando a mente repousa no presente não há pensamentos. Apenas a vivência da experiência.” Jan Chozen Bays

E como fazer isso?

É trazer a mente para a experimentar o momento presente. Pode notar as sensações presentes no seu corpo (temperatura, pontos tensos e outros relaxados, os pontos de apoio quando está sentado por exemplo), perceber a respiração, ouvindo os sons do ambiente, olhando as cores, formas etc.


Que tal notar agora? Pare um pouquinho e note suas sensações do momento presente.


Aos poucos os pensamentos de preocupação diminuem a intensidade e você direciona a atenção ao momento presente.

“Atenção plena nos permite escolher onde focar a atenção, abrindo-nos para os detalhes e a riqueza de nossa vida.” Sarah Silverton

A prática de mindfulness nos convida a investigar a experiência do momento presente e isso traz um espaço interno para lidar com os desafios, preocupações e estados ansiosos que vivenciamos.

Criar esse espaço pode ser transformador, pois oferece a chance de lidar com a ansiedade. É importante estar acompanhado de paciência e gentileza com você. Dê um passo por vez.

E que tal fazer uma prática?

Você tem três minutos de espaço para respirar?


Link para a prática no sound cloud -> clique aqui


Me conta como foi nos comentários.

Sempre que quiser ter espaço, pratique!

Referência

Como domar um elefante. Jan Chozen Bays. Ed.Alaúde. 2013

Viver Agora. Sarah Silverton. Ed. Alaúde. 2012.

Atenção Plena para iniciantes. Jon Kabat-Zinn. Sextante. 2017.

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page