Nossos Filhos
Nossos Mestres
O trabalho interior dos pais atentos.
"Descobrindo como o convívio com nossos filhos
pode nos trazer alegrias diárias."
Estou neste novo momento, curtindo a maternidade. Comecei a ler este livro com a Alice na barriga, já para o final, e foi uma leitura deliciosa. Recomendo!
É um livro escrito por pais atentos para pais ou cuidadores. A Myla e Jon Kabat-Zinn trazem situações passadas por eles no convívio com seus filhos e como lidaram com elas. Foi um livro inovador para uma época em que existiam poucos sobre esse tema.

"A paternidade atenta exige energia e empenho, como qualquer prática espiritual profunda ou disciplina de consciência. De vez em quando podemos nos perguntar se somos capazes de assumir uma tarefa que é realmente um trabalho vitalício, pensando: "como posso fazer isso além de tudo o que estou fazendo?"
Essa leitura me mostrou que ser uma mãe atenta é algo possível e gratificante. É mais um momento de praticar a atenção plena e esses pequenos mestres nos lembram de estar com eles no momento presente, que é o único que existe.
Aproveitar cada fase, cada momento, pois o aprendizado é constante e evolui rapidamente, quando notamos já existe algo novo a ser explorado por eles. E o tempo passa rápido, principalmente se vivemos distraídos e desatentos.
Ter a prática da atenção plena constante na minha vida me auxilia a estar atenta com a Alice, a me conhecer, saber das minhas fraquezas e os desafios a serem enfrentados. Estar aberta para reconhecer e aceitar a realidade, saber das possibilidades e limitações. Isso fortalece a relação e a conexão que existe entre nós.
Um exercício que é proposto no livro:
"Imagine como você é do ponto de vista do seu filho, isto é, como é ter você como pai ou mãe, agora. Como isso pode modificar sua postura, o modo como você fala, o que você diz? Como deseja relacionar-se com seu filho agora?"
Adorei fazer essa reflexão, me ouvir e perceber as atitudes que estou tomando de um outro ponto de vista, isso me ajuda a escolher como responder em algumas situações.
Boa leitura!
Referência:
Myla e Jon Kabat-Zinn. Nossos Filhos, Nossos Mestres. O trabalho interior dos pais atentos. Editora Objetiva, 1998.
Encontrei este livro em sebo e encontrei no estante virtual.