Nossos Filhos Nossos Mestres

May 22, 2018

Nossos Filhos 

Nossos Mestres

O trabalho interior dos pais atentos.

 

"Descobrindo como o convívio com nossos filhos

pode nos trazer alegrias diárias."

 

Estou neste novo momento, curtindo a maternidade. Comecei a ler este livro com a Alice na barriga, já para o final, e foi uma leitura deliciosa. Recomendo!

 

É um livro escrito por pais atentos para pais ou cuidadores. A Myla e Jon Kabat-Zinn trazem situações passadas por eles no convívio com seus filhos e como lidaram com elas. Foi um livro inovador para uma época em que existiam poucos sobre esse tema.

 

 

"A paternidade atenta exige energia e empenho, como qualquer prática espiritual profunda ou disciplina de consciência. De vez em quando podemos nos perguntar se somos capazes de assumir uma tarefa que é realmente um trabalho vitalício, pensando: "como posso fazer isso além de tudo o que estou fazendo?"

 

Essa leitura me mostrou que ser uma mãe atenta é algo possível e gratificante. É mais um momento de praticar a atenção plena e esses pequenos mestres nos lembram de estar com eles no momento presente, que é o único que existe.

 

Aproveitar cada fase, cada momento, pois o aprendizado é constante e evolui rapidamente, quando notamos já existe algo novo a ser explorado por eles. E o tempo passa rápido, principalmente se vivemos distraídos e desatentos.

 

Ter a prática da atenção plena constante na minha vida me auxilia a estar atenta com a Alice, a me conhecer, saber das minhas fraquezas e os desafios a serem enfrentados. Estar aberta para reconhecer e aceitar a realidade, saber das possibilidades e limitações. Isso fortalece a relação e a conexão que existe entre nós.

 

Um exercício que é proposto no livro:

 

"Imagine como você é do ponto de vista do seu filho, isto é, como é ter você como pai ou mãe, agora. Como isso pode modificar sua postura, o modo como você fala, o que você diz? Como deseja relacionar-se com seu filho agora?"

 

Adorei fazer essa reflexão, me ouvir e perceber as atitudes que estou tomando de um outro ponto de vista, isso me ajuda a escolher como responder em algumas situações. 

 

Boa leitura!

 

Referência:

Myla e Jon Kabat-Zinn. Nossos Filhos, Nossos Mestres. O trabalho interior dos pais atentos. Editora Objetiva, 1998.

 

Encontrei este livro em sebo e encontrei no estante virtual.

Please reload

Recent Posts

July 10, 2019

Please reload

Assine a news
alimentação consciente
Please reload

Siga Luiza Camargo Mendes:

  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Social Icon