Já conhece o Mindful Eating?

August 30, 2016

Quando conheci, me apaixonei!


Abriu um caminho para explorar como comia, perceber as escolhas, notar como cada alimento agia no meu corpo e o que queria comer e beber em cada momento do dia. Está sendo uma experiência maravilhosa. Ainda bem que comemos várias vezes, assim temos a chance de nos manter conectados ao longo do dia.
 

O mindful eating pode ser traduzido como a alimentação consciente, comer com atenção plena ou comer consciente.
 

“A alimentação consciente desperta nosso prazer de simplesmente comer e beber”, diz Jan Chozen Bays.

 

É estar presente durante as refeições e sentir o que o alimento pode nos proporcionar, desde nutrir nosso corpo, nossos sentidos, até nutrir nossa mente e coração.

 

 

Aliadas à alimentação consciente estão as práticas de mindfulness, que pode ser traduzido como atenção plena, ou estar plenamente consciente.

 

"Mindfulness é a prática de colocarmos toda a nossa atenção, de coração aberto, no que está acontecendo no momento; fisicamente e mentalmente, tanto dentro como em volta de nós." Tarchin Hearn

 

Podemos incluir as práticas da alimentação consciente desde preparar os alimentos, escolher dentre as opções, fazer combinações e, para quem gosta, cozinhar! Desfrutar desse momento para estar presente entre cortar um legume, refogar, esquentar a água, notando cada passo da sua receita e as incríveis transformações que vão ocorrendo.

 

Servir. Arrumar o local em que vai comer, deixá-lo de forma especial para você e os demais que vão lhe acompanhar.

 

Deixar arrumado como se fosse receber uma visita. Faça essa experiência de se tratar como um convidado.

 

 

Ao começar a comer, sinta-se presente, pode fazer algumas respirações para trazer para o momento. Depois, desfrute das cores, formas, texturas dos alimentos, os aromas envolvidos, saboreie cada pedaço e sinta o que lhe desperta.

 

A alimentação consciente nos reconecta com nossas necessidades e como percebê-las em nosso corpo, mente e coração.

 

Muitas vezes, saímos comendo o que tem pela frente, distraídos com o celular, dirigindo ou no computador, sem ouvir o que nosso corpo tem a nos dizer. É dessa forma que estamos nutrindo o corpo e isso pode nos trazer insatisfações.

 

Quando perceber que está no piloto automático, distraído com as inúmeras atividades do seu dia, sem notar o que está comendo, pare um instante e leve sua atenção a sua respiração, comece sentindo seu corpo. Não se critique, apenas traga sua atenção ao momento presente. O simples ato de respirar nos fornece uma pausa no dia para ajudar a se conectar com seu corpo e suas necessidades.

 

Aproveite as pausas para comer para se conectar com seu corpo, suas necessidades e ao momento presente.

 

Experimente!

 

Fique de olho na Agenda e venha participar dos eventos, programas e trazer mais consciência para seu dia.

 

 

Please reload

Recent Posts

July 10, 2019

Please reload

Assine a news
alimentação consciente
Please reload

Siga Luiza Camargo Mendes:

  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Social Icon