Como é sentir fome para você?

November 18, 2015

Muitos podem responder que nunca pensaram nisso.

E você, já parou para pensar?

 

A fome aparece várias vezes ao dia e convivemos intensamente com ela. Pode ser que você nem note, mas ela está lá.

 

Cada um sente os sinais da fome de um jeito e podem aparecer de várias formas, como um oco/vazio, barriga roncando, tontura, cansaço, dor de cabeça, irritação, etc.

Ilustração: Regência Consultoria

 

Pare por um momento e lembre quais são as sensações físicas que você percebe quando sente fome.

 

Os sinais de fome nos alertam para parar por um momento as atividades e comer. Nosso corpo nos pede essa pausa.

 

Na Alimentação Consciente, Mindful Eating, despertamos nossa atenção para os sinais do nosso corpo.

 

E quando você está estressado, ansioso, irritado, triste...quais são as sensações no seu corpo?

 

Teve alguma sensação em comum com a fome?

 

Muitas vezes o que sentimos nesse momento pode nos confundir, como uma dor de cabeça, fraqueza, enjôo, irritação...

 

O que realmente queremos é parar por um momento e recarregar a bateria.

Seu corpo já logo liga os sinais e diz para você: "pausa para o café!"  

Você no modo "piloto automático" vai buscar algo para comer.

 

Não há nada de errado em comer, porém nem sempre comer é o que você realmente quer.

 

Identificar o que seu corpo lhe pede é um grande passo. Depois é só adequar as escolhas ao que se pode fazer no momento, como por exemplo, respirar por um momento, meditar, olhar uma flor ou uma árvore pela janela, dar uma volta no quarteirão para espairecer, beber água calmamente ou um chá...

 

Perceba o que seu corpo lhe pede e a situação lhe permite fazer.

 

Insira no seu dia atividades que lhe proporcionam prazer e satisfação. Isso irá lhe nutrir cada dia mais.

 

 

Sair do piloto automático e notar com atenção aos sinais de nosso corpo é o que experimentamos na Alimentação Consciente, Mindful Eating.

 

Venha conhecer nosso Programa Alimentação Consciente e dar mais atenção ao seu corpo, a mente e o coração.

 

 

Referência:

BAYS, J. C. Mindful Eating. Shambhala, 2009.

Ilustração - coleta gráfica: Regência Consultoria.

 

 

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