Incorporando a prática da Alimentação Consciente

August 3, 2015

 

 

Hoje gostaria de compartilhar com vocês um texto da Shirley Kessel da revista Food for Thought, disponível no link abaixo.

 

Mindful Eating deve ser incorporado com pequenos passos e ir conquistando novas práticas para serem inseridas no seu dia-a-dia.

 

Os alimentos nos ligam com vários vínculos e estes podem nos despertar alguns sentimentos, pensamentos e sensações no corpo. Que tal notar como é para você essa relação?

 

Temos hábitos e padrões que trazemos desde a infância, as lembranças, o comer com pressa ou com distrações (celular, TV, livro, revista, etc.), a cultura em que vivemos. Todos os estímulos nos acompanham quando nos alimentamos.

                 

Pode ser um grande desafio, durante a refeição, parar por alguns momentos, estar presente e comer com tranquilidade, percebendo os sabores, as texturas e os aromas do alimento, isto é, vivenciar o momento presente.

                 

Uma boa maneira de começar é cuidando do momento de sua refeição, deixando as distrações de lado e trazendo sua atenção para os alimentos a sua frente.

                 

A prática formal de Mindfulness, que é desenvolver a atenção plena, estar ciente do momento presente, pode ser um grande aliado para estar no aqui e agora. Mindfulness nos permite ter consciência para perceber os pensamentos, as emoções e as sensações do corpo.

                 

A palavra CARE, que significa cuidado, pode nos auxiliar em ter uma sequência para incorporar a alimentação consciente nas suas refeições.

C - Check In

A - Allow

R - Respond

E - Embody

                 

O primeiro Check In é entrar no momento presente. A primeira parte de uma prática com ou sem comida é perceber como estão seus pensamentos, sentimentos e sensações físicas no corpo. Notar os pontos de contato de seu corpo, seus pés, a posição em que está. A respiração funciona como uma âncora e auxilia a manter-se presente. Respire profundamente antes de iniciar sua refeição, fazendo uma pequena pausa.

                 

O segundo passo Allow é permitir-se estar no presente momento. Ao iniciar, você perceberá que sua mente vagueia para fora e vários pensamentos aparecem. Não se critique, isso é apenas o que a mente sabe fazer, ao perceber, traga sua atenção a próxima inspiração.

 

O mesmo poderá acontecer quando se alimenta e ocorrem as classificações dos alimentos (bons e ruins; saudável e não saudável, devo ou não devo...), podem surgir sentimentos e sensações no corpo também. Quando começamos a notar nossos padrões, podemos escolher fazer pequenas mudanças. Perceba e traga uma nova maneira de se relacionar com o alimento, com curiosidade e abertura para o que está acontecendo agora.

                 

O terceiro passo Respond é responder ao momento com gentileza e compaixão, isto é, praticar a gentileza, a bondade com a nossa mente, corpo e de coração aberto. Praticar a curiosidade diante de um sentimento incomodo ou de um desconforto. Quando os pensamentos vierem, não "brigue" com eles, mas os direcione para a prática e tenha a intenção do que é desejável para você.

                 

Esse passo ocorre aos poucos, vem pela intenção que colocamos. Ao se alimentar, seja gentil com os padrões e direcione sua intenção para mudar sua relação com os alimentos, a mente e o corpo.

                 

O quarto passo Embody é incorporar a prática da alimentação consciente. Trazer os benefícios da prática de mindfulness, para construir uma ponte com o momento da alimentação e cuidar do seu corpo e sua mente. Incorporar mindfulness na vida diária, nos permite saborear o momento presente e perceber os detalhes que acontecem.

 

Incorpore a Alimentação Consciente e colha muitos benefícios desta prática e o prazer de comer.

 

 

  

 

Referência:

 

KESSEL, S. Embodying the practice of mindful eating. The Center for Mindful Eating. Disponível em: <http://thecenterformindfuleating.org/Resources/Documents/FFTNewsletter2015SummerMeditation.pdf> Acessado em 02 de Agosto de 2015.

 

 

 

 

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