Fome do Nariz!

July 28, 2015

Sentir o cheiro desperta rapidamente nossa mente, tem um efeito potente e primitivo. Nossos ancestrais utilizaram muito o olfato para comer e sobreviver!

 

Nos ajuda a identificar um alimento, se está maduro ou estragado para comer. Não temos o melhor olfato dentre os animais, mas conseguimos identificar muitos aromas.

 

Sentir o cheiro nos ajudar a saborear melhor a comida, pois nossa boca sente o gosto de salgado, doce, amargo e azedo. A mistura dos aromas com os sabores deixam os alimentos mais saborosos.

 

Quando está gripado e não consegue sentir o cheiro, a comida não parece estar sem sabor?

           

Alguns estudos realizados nos mostram que dependendo do cheiro podemos comer mais. Alguns estabelecimentos sabem disso e aproveitam, como por exemplo, uma padaria, uma cafeteria, ou uma rede de fast-food.

           

Lembra quando sentiu o cheiro do bolo que acabou de sair do forno? E o cheiro de pipoca no cinema? E quando entra em uma padaria e sente o cheiro do pãozinho e do café? Fica difícil de resistir...

           

Os aromas nos estimulam a comer mais. Em um estudo compararam o consumo de granola, uma com pouco aroma e outra aromatizada com a canela, as pessoas consumiram mais a granola aromatizada.

 

E como satisfazemos esta fome?

           

Hummm...a fome do nariz é satisfeita pelas fragrâncias.

Na sua próxima refeição, experimente sentir o cheiro, identificar os aromas, quais ingredientes foram utilizados e perceba co

mo sua fome do nariz é alimentada.

 

 

Vamos usar e abusar dos aromas, ervas, temperos para deixar nossas refeições mais saborosas e apetitosas!

 

 

 

Referência: BAYS, J. C. Mindful Eating. Shambhala, 2009.

 

Please reload

Recent Posts

July 10, 2019

Please reload

Assine a news
alimentação consciente
Please reload

Siga Luiza Camargo Mendes:

  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Social Icon