FOME DOS OLHOS

July 9, 2015

Você já ouviu a frase: "comer com os olhos...é desta fome que vamos falar hoje!

 

 

Imagine que você está em um restaurante com seus amigos, tudo está perfeito, a comida estava deliciosa e o atendimento impecável. Ao terminar seu prato, o garçom lhe pergunta se aceita ver o cardápio de sobremesas. Primeiro você pensa "magina comer sobremesa, não cabe mais nada aqui", mas fala para o garçom "pode trazer".

 

Ao olhar aquelas sobremesas: petit gâteau, creme brulee, cheesecake com calda de frutas vermelhas, goiabada cremosa com sorvete de queijo, torta de maçã quente... Hummm... Você não resiste e pensa "cabe mais um pouquinho", mesmo que seu estômago e suas células estejam protestando que estão cheios, rapidamente olha para o cardápio e escolhe uma que te apeteceu mais e pede ao garçom, antes que aquela voz apareça.

 

 

Quando olhamos a comida exposta na vitrine, em uma foto de revista, nos filmes, em uma propaganda na TV ou no cardápio, enviamos uma mensagem para nossa mente que estamos com fome daquele alimento. Mesmo que seu estômago ou corpo digam que estão satisfeitos, os olhos te convencem de que pode comer mais um pouquinho.

 

Os marketeiros conhecem bem a fome dos olhos e usam e abusam dela nas propagandas! A indústria de alimentos, os restaurantes, supermercados, a mídia utilizam os anúncios, exploram as embalagens com lindas e apetitosas imagens para apetecer a fome visual.

           

Muitas vezes decidimos o quanto comer baseado na fome dos olhos. E quantas vezes não comemos a mais do que queríamos, porque já estava no prato. Já parou para pensar nisto? Essa é a sua fome dos olhos.

           

E o que satisfaz a fome dos olhos?

 

Beleza.

 

 

Aqui a criatividade pode aproveitar na apresentação dos alimentos, na decoração dos pratos, na variedade e combinação das cores, nas formas e nas texturas. Ter uma mesa bem arrumada e escolher as travessas que irão servir auxiliam na satisfação da fome dos olhos.

 

Na gastronomia esse ingrediente não falta! Os Chefs incorporaram este elemento que é fundamental para encantar o cliente e surpreendê-lo.

 

 

Os japoneses são experts em alimentar a fome dos olhos com a beleza dos pratos. Tudo é perfeitamente arrumado, atrativo e preparado como uma obra de arte.

 

Deu fome só de imaginar?

 

 

Vamos praticar...

           

Na sua próxima refeição pare por alguns instantes e olhe para seu prato, perceba as cores, as formas, as texturas.

Está atrativo? Tem vontade de provar?  Quanto de fome você tem ao olhar para este alimento?

 

 

Referência: BAYS, J. C. Mindful Eating. Shambhala, 2009.

Please reload

Recent Posts

July 10, 2019

Please reload

Assine a news
alimentação consciente
Please reload

Siga Luiza Camargo Mendes:

  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Social Icon