Pão feito em casa!

July 2, 2015

 

 

Vamos preparar pão em casa? Hoje trago duas receitas fáceis de fazer e você pode usar sua criatividade para transformar e deixar o seu pão com mais sabor! 

 

PÃO INTEGRAL - Essa receita é do programa da Bela Cozinha. É fácil de preparar e não utiliza ovo ou leite. Já fiz na máquina de pão e fica delicioso!

 

4 copos de farinha de trigo integral

2 copos de farinha de trigo branca

2 ½ copos de água morna

1 colher de chá de sal

1/3 copo de óleo de coco ou outro de sua preferência

3 colheres de chá de fermento biológico seco

 

Numa tigela, misture a farinha integral, o fermento e a água com a ajuda de uma colher de pau. Cubra com um pano e deixe descansar por dez minutos. Adicione o sal, o óleo e a farinha branca. Misture com as mãos até a massa ganhar forma. Leve a massa para uma superfície lisa polvilhada com farinha e amasse muito bem por volta de dez minutos. Adicione mais farinha se precisar. Unte duas formas de pão ou forre-as com papel manteiga e distribua a massa entre as duas formas. Deixe a massa descansar por uma hora em um lugar morno. Ligue o forno à 180ºC e coloque os pães pra assar por 30 minutos. Retire do forno e retire da forma antes de esfriar completamente.

Sugestão: pode incluir sementes de girassol, gergelim, linhaça, frutas secas, ervas…o que for de sua preferência!

 

PÃO SEM GLÚTEN - Essa receita é de liquidificador, rápida e fácil de preparar! Experimente!

 

2 colheres de sopa de fermento biológico para pão ou 1 envelope de Fleischmann seco

1 colher de açúcar

2 copos de água levemente aquecida

10 colheres de sopa de farinha de arroz

3 colheres de sopa de polvilho doce

3 colheres de sopa de amido de milho

3 colheres de sopa de farinha de soja

3 ovos inteiros

2 colheres de óleo

1/2 colher de sopa de sal

 

Coloque no liquidificador fermento biológico, açúcar e água levemente aquecida. Ligue o liquidificador e acrescente farinha de arroz, polvilho doce, amido de milho, farinha de soja, ovos, óleo e sal. Desligue, tampe e deixe crescer até atingir a tampa do liquidificador. Demora, mais ou menos, 15 minutos. Unte duas formas para pão com óleo e polvilhe com farinha de arroz. Coloque a massa nas duas formas e ponha no forno frio. Asse por 30 minutos.

Sugestão: a água pode ser substituída por leite. A farinha de arroz e o polvilho doce são a base do pão, não podem faltar. As outras farinhas podem ser substituídas por fécula de batata, farinha de milho, farinha de arroz integral ou outras farinhas sem glúten. Pode colocar linhaça moída, gergelim e outras sementes ou ervas que desejar.

Please reload

Recent Posts

July 10, 2019

Please reload

Assine a news
alimentação consciente
Please reload

Siga Luiza Camargo Mendes:

  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Social Icon