• Luiza Camargo Mendes

Por que as dietas não funcionam?




Quando falo de dietas são as que restringem muito a quantidade de calorias ou também os tipos de comida que se “pode” comer e o objetivo principal é controle do peso.


Um dos principais problemas é que a manutenção no longo prazo não acontece. Uma vez que você para a dieta e retorna a comer normalmente o efeito sanfona acontece. Pode ficar presa nesse ciclo e ir apenas mudando de dieta para dieta.


Outro ponto é que dietas muito restritivas em calorias, acabam por não durar muito tempo. Depois que “acaba”, a chance de aumentar a quantidade que comia anteriormente aumenta. O corpo vivenciou ficar com fome e quer compensar.


A dieta também funciona como uma voz externa que diz o que “deve” comer, o que “pode” ou “não pode” e tira de você a autonomia de fazer escolhas. Acaba por ignorar a sabedoria interna e perdemos a confiança nos sinais do corpo.


A proibição de comer certos alimentos cria uma fixação sobre a questão, e quando “quebramos” essa restrição, a quantidade de comida ingerida é muito maior.


A restrição causa a compulsão.


Dietas roubam a ALEGRIA e o PRAZER em comer.


Encontrar um caminho do meio para estar bem com o corpo e com a comida é um dos princípios do comer consciente – mindful eating.


Vem comigo para o próximo Programa de Mindful Eating - começa em 11 de fevereiro e todas informações estão no link: https://docs.google.com/.../1FAIpQLSfHhM9HTczDw3.../viewform




Referência: Lynn Rossy. The Mindfulness-Based Eating Solution. 2016.




#mindfuleating #mindfulness #luizacamargo #comercomatencaoplena #comerintuitivo #atencaoplena #nutricao

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo