O Mindful Eating, Alimentação Consciente, abre muitas possibilidades para comer com prazer e aproveitar o momento.
Antes de iniciar uma refeição ou decidir comer algo, faça algumas respirações e sinta seu corpo. Note como está sua barriga e os sinais de fome que seu corpo lhe mostra. Perceba quanto de fome seu corpo está neste momento, o tipo de alimento que quer comer, se é fome de comida ou de alguma outra coisa e está se distraindo com a comida, como uma situação de ansiedade ou estresse, por exemplo.
Fazer esta pequena pausa, abre possibilidades. Entrar em contato com o corpo e suas sensações físicas, facilita a fazer melhores escolhas sobre o que e como comer.
Ao comer, observe sua comida, as cores, texturas, formas, tamanho, sinta os aromas e veja se é isso que seu corpo está lhe pedindo. Desfrute do primeiro pedaço, note os diversos sabores, a mudança de textura conforme mastiga e acompanhe-a, diminuindo o ritmo de sua refeição.
Quando baixamos o ritmo e deixamos a refeição prolongada, é possível notar os sinais de saciedade que seu corpo lhe mostra e estar ciente ajuda a não comer a mais. Comer até ficar saciado é um respeito com o corpo e terminamos bem a refeição, sem a sensação física de que comeu demais.
Durante a refeição esteja presente e ciente de seus pensamentos, emoções que podem surgir ou sensações no corpo. Dar essa atenção ao que estamos pensando ou sentindo nos auxilia a perceber se estamos comendo pelos sinais de fome ou por algum acontecimento que nos impulsiona a comer.
Aproveite cada momento e desligue a TV, deixe o celular longe ou qualquer outra distração por alguns minutos. Estar consciente do momento presente (mindfulness) é a base da Alimentação Consciente.
E lembre-se de não ficar com críticas e julgamentos sobre você ou/e o que comeu. Aproveite a próxima refeição e pratique a Alimentação Consciente.