top of page
Luiza Camargo

Alimentação e Atividade Física: uma combinação de sucesso


Essa combinação é muito conhecida por todos. Vamos aproveitar o clima das Olimpíadas e colocar em prática os benefícios da dupla.

A atividade física é um dos fatores mais importantes na promoção da saúde e prevenção de doenças, principalmente, cardiovasculares, diabetes, obesidade, dislipidemias, alguns tipos de câncer, entre outras. Além disso, melhora a autoestima e diminui a ansiedade. Opa, vamos nos mexer!

A alimentação também tem grande influência para diminuir o risco destas doenças crônicas. Um ótimo início é levar sua atenção ao momento das refeições, percebendo suas escolhas, o que seu corpo quer consumir e respeitando seus sinais de fome e saciedade. Muitas vezes, estamos acostumados a comer sempre a mesma quantidade, no entanto nossa fome varia e a quantidade também.

Um estudo nos mostrou que manter um estilo de vida saudável é mais relevante para a saúde do que olharmos apenas para o peso na balança. Então, deixe a balança de lado e vamos colocar em prática:

– Alimentação equilibrada e com prazer, inserindo frutas, legumes e verduras, moderando o consumo de alimentos fast food e o excesso de frituras. Escolha os alimento de que gosta, inserindo mais qualidade nas preparações e mantendo o prazer em comer;

– Pratique exercício regularmente, escolha atividades que lhe deem satisfação; assim, você une a alegria com a atividade e ela fica pura diversão. Atividades com o contato da natureza também são uma excelente pedida, vamos para os parques e praças, leve as crianças e o cachorro para passear;

– Beba álcool com moderação;

– Deixe o cigarro de lado.

Um outro ponto é a qualidade de seu sono. Um pouco antes de dormir, diminua os estímulos de internet, celular e TV, assim sua mente pode descansar em paz. Que tal preparar um delicioso chá e desfrutar de um momento para relaxar antes de ir para os lençóis?

Perceba seu estilo de vida e adicione mais qualidade no seu dia a dia, faça pequenas mudanças por vez, assim elas se solidificam e permanecem como um bom hábito.

Priorize a saúde na sua agenda!

Referências:

MATHESON, E.M. Lifestyle Habits and Mortality in Overweight Individuals. J Am Board Fam Med. 2012

SILVA, S.M.C.S; MURA, J.D.P. Alimentação, Nutrição e Dietoterapia. São Paulo: Roca, 2007.

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page